terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mobilização artística



PARIS – O presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob, os diretores Pedro Almodóvar, Walter Salles, Woody Allen, Martin Scorsese, David Lynch, Alejandro González Iñárritu e a atriz Isabelle Adjani são algumas das personalidades do cinema mundial que se mobilizaram em defesa do cineasta polonês Roman Polanski, preso há quatro dias na Suíça.

Polanski (76), detido no último sábado num aeroporto na Suíça, é acusado de "manter relações sexuais ilegais" com uma menor. "É inadmissível que uma manifestação cultural internacional, que presta homenagem a um dos maiores cineastas contemporâneos, possa ser transformada em uma armadilha policial", ressaltam os signatários do pedido. "Festivais de cinema do mundo inteiro permitiram sempre que obras fossem mostradas e que seus autores circulassem e apresentassem-na livremente com toda segurança, inclusive quando certos Estados se opunham a isso".
A ministra de Assuntos Exteriores da Suíça, Micheline Calmy-Rey, admitiu que o fato das autoridades terem se aproveitado da participação do diretor no Festival de Cinema de Zurique para detê-lo fora "uma falta de tato", apesar de não dar sinais de voltar a trás com a decisão.
O escritor Milan Kundera, o filósofo Bernard-Hanri Levy e a atriz Isabelle Adjani, em um texto conjunto para que as autoridades libertem imediatamente o cineastra, afirmam que o governo norte-americano e suíço não podem cair na indiginidade "de transformar esse genial diretor em mártir" de uma confusão jurídico-política.
O advogado de Polanski recorreu hoje a detenção e solicitou a libertação de seu cliente através do pagamento de fiança.

por Laís Carvalho dos Santos
Continue reading...

Prédio desaba na Zona Portuária


Prédio de três andares desaba hoje pela manhã no Santo Cristo, Zona Portuária do Rio de Janeiro, deixando três famílias desabrigadas e uma vítima. Um homem de quarenta anos, morador do segundo andar, morreu no acidente. Foi identificado como Sérgio Roberto Farias. A vítima estava chegando em casa quando houve a explosão, afirmam testemunhas.
Segundo testemunhas que estavam no local, o terceiro e segundo andares desabaram sobre o primeiro. A polícia e os Bombeiros ainda não sabem as causas do acidente. O local foi interditado pela defesa civil.
A polícia diz que vai ouvir as testemunhas e moradores do prédio para saber a causa do acidente.
Por Roberta Zocrato
Continue reading...

Seleção Feminina Brasileira de Vôlei Estreia no Sul-Americano



Nesta quarta-feira, 30 de setembro, a Seleção Feminina de Vôlei estreia no Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em Porto Alegre. O primeiro jogo será contra o Paraguai, às 19h30m, e será transmitido no canal SporTV.

A competição, que vale vaga para a "Copa dos Campeões", em novembro no Japão, será disputada por oito seleções. O Brasil faz parte do Grupo A junto com Paraguai, Uruguai e Argentina. Já o Grupo B conta com Peru, Venezuela, Colômbia e Chile.

Os ingressos para os jogos ainda estão à venda. Cada torcedor tem direito a comprar seis entradas e estudantes e idosos pagam metade do preço apresentando documento de identidade.
Continue reading...
 

Biscoito em quadrados! Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice