quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dilma Rousseff pede bom senso em relação a paralisação das obras do PAC pelo TCU


O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou um relatório que recomendou a paralisação de 41 obras do governo federal, sendo que 13 são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ministra da Casa Civil pediu cautela em relação ao tema.
Afirmou, ainda, que as fiscalizações geram descontentamento em algumas áreas e que é necessário discutir melhor quando uma obra deve ou não parar.

"Eu acho que tem que ter muita cautela nesse processo de paralisação de obra. Ao paralisar, você está aumentando o custo da obra, porque tem o custo da desmobilização e da remobilização. Eu acho que tem que discutir a questão das paralisações."

A ministra apoia o ato de fiscalização do tribunal, mas aponta para revisões na atuação do órgão.
"Há um descontentamento em alguns segmentos. O governo vai tratar desse assunto porque a ele chegam muitas falas nesse sentido. Mas nós não estamos querendo de jeito nenhum diminuir o nível de fiscalização".

Dilma Roussef disse que se houver irregularidades nas obras com recomendações de interrupção dos trabalhos elas serão interrompidas.

Obras que podem ser paralisadas:

Reforma e ampliação do aeroporto de Guarulhos - Guarulhos (SP)
Distribuição e energia elétrica programa Luz para Todos - PI
Melhoramentos no aeroporto de Vitória - Vitória (ES)Trechos rodoviários no Corredor Leste BR-265 - RJ, MG, SP
Implantação perímetro de irrigação Baixio de Irecê - BA
BR-317 - Boca do Acre - Divisa AM-AC
Adequação da BR-101 - RJ
Modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas - Araucária (PR)
Construção de barragem - Berizal (MG)
Perímetro de irrigação - Santa Cruz-Apodi (RN)
Construção da BR-158 - Divisa PA-MT
Refinaria Abreu e Lima - Recife
Restauração da BR-364 - RO


Por Bruna Vargas Duarte
Continue reading...

Vela mata criança de dois anos em Minas Gerais


Na madrugada desta quarta feira (30/09), uma criança de apenas 2 anos morreu em um incêndio causado por uma vela. A mãe da criança, a adolescente de 16 anos, teria saído com uma amiga e deixado uma vela acesa no aprtamento que se encontrava sem energia elétrica.

Notando o incêndio, os vizinhos arrombaram a porta do apartamento, porém não conseguiram salvar a criança.

Continue reading...

Jonas Brothers ganham estátuas de cera


Nick Jonas, Joe Jonas e Kevin Jonas em cera. Estátuas se encontram no Museu Madame Tussauds de Hollywood, em Los Angeles.
Continue reading...

"Mi tango querido"


Hoje, dia 30 de setembro, a Unesco declarou o tango como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade numa convenção em Abu Dhabi.
"É uma homenagem a todos os que apoiaram o tango desde sua criação, e que transmitiram a poesia e a dança de geração em geração", disse Hernan Lombardi, responsável da cultura para a cidade de Buenos Aires.
De acordo com a Unesco, o patrimônio imaterial mundial, reúne práticas e conhecimentos tidos como parte do patrimônio cultural de determinados grupos ou comunidades.
A proposta para tal inclusão foi apresentada em conjunto por Argentina e Uruguai. Após esta decisão, os dois países deverão adotar medidas para promover e preservar tal patrimônio, propondo um investimento de um milhão de dólares para uma série de projetos dos respectivos ministérios da Cultura.
"Praticado em salões de dança tradicional de Buenos Aires e Montevidéu, o tango espalhou pelo mundo inteiro seu espírito comunitário, adaptando-se às evoluções do mundo com o tempo", acrescentou a organização da ONU para a educação, ciência e cultura.

por Laís Carvalho dos Santos
Continue reading...

DICAS - Festival do Rio 2009: "Alô Alô Teresinha" do Professor Nelson Hoineff


Começou a ser exibido hoje no Festival do Rio o Documentário "Alô Alô Teresinha" do Professor Nelson Hoineff. O documentário trata do maior fenômeno da comunicação do nosso país: Chacrinha. Politicamente incorreto, radical, renovador, ele mudou para sempre a televisão brasileira. o filme é contado através da ótica do apresentador, reunindo suas chacretes, calouros e artistas que passaram por seus programas, para identificar suas individualidades e emoções.

Nelson Hoineff é, além de professor da FACHA, jornalista, produtor e diretor de televisão e fundador e presidente da IETV - Instituto de Estudos de Televisão.

Alô Alô Teresinha
de Nelson Hoineff, Brasil, 2009. 90min
Classificação: 14 anos

Dias de exibição:
HOJE - 30/10 às 19h15 no Odeon Petrobras

Sex - 02/10 às 13h30 e às 20h00 na Estação Vivo Gávea 3

Dom - 04/10 às 17h00 no Cinema Nosso
TER 06/10 às 20h00 no Ponto Cine

Por Ísis Alves
Continue reading...

Calendário Unificado para Rede Pública e Privada


Está para ser sancionado o PL (Projeto de Lei) aprovado no dia 22 de setembro deste ano, que institui o calendário único escolar tanto para rede pública quanto para a privada, aprovado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro sem nenhum voto contrário. "O objetivo é garantir a simultaneidade e integralidade das férias escolares dos profissionais da educação nos meses de julho e janeiro nos estabelecimentos de ensino público e privado. Não ter um calendário escolar unificado tem levado a categoria, tanto na rede pública quanto na particular, ao esgotamento físico e mental, traduzido em excessivo afastamento de profissionais dos locais de trabalho para tratamento e readaptações. Esta lei vai beneficiar a educação como um todo e os que nela trabalham, além das famílias e os alunos – afirmou Reimont, que recebeu, através da Comissão, várias reclamações de professores sobre doenças no trabalho." (fonte: http://www.csvp.g12.br/Aviso/aviso_lei.htm).

Por Ísis Alves

Continue reading...

Candidatura Rio 2016



Nesta sexta-feira, dia 02 de outubro, se realizará, em Copenhague, a votação para decidir qual cidade sediará os Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro concorre com Chicago, Madri e Tóquio. Caso a Cidade Maravilhosa leve a melhor, será a primeira vez que a América do Sul organizará o evento.

Estão presentes em Copenhague, além do Comitê de Candidatura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns atletas brasileiros. Entre eles, Hortência, Janeth, César Cielo, Daiane dos Santos, Isabel Swan, Torben Grael, Daniel Dias e o eterno rei Pelé.

O anúncio final séra feito as 13h30m, horário de Brasília. Vamos torcer!

Por Fernanda Azevedo

Continue reading...
 

Biscoito em quadrados! Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice