Hoje, dia 30 de setembro, a Unesco declarou o tango como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade numa convenção em Abu Dhabi.
"É uma homenagem a todos os que apoiaram o tango desde sua criação, e que transmitiram a poesia e a dança de geração em geração", disse Hernan Lombardi, responsável da cultura para a cidade de Buenos Aires.
De acordo com a Unesco, o patrimônio imaterial mundial, reúne práticas e conhecimentos tidos como parte do patrimônio cultural de determinados grupos ou comunidades.
A proposta para tal inclusão foi apresentada em conjunto por Argentina e Uruguai. Após esta decisão, os dois países deverão adotar medidas para promover e preservar tal patrimônio, propondo um investimento de um milhão de dólares para uma série de projetos dos respectivos ministérios da Cultura.
"Praticado em salões de dança tradicional de Buenos Aires e Montevidéu, o tango espalhou pelo mundo inteiro seu espírito comunitário, adaptando-se às evoluções do mundo com o tempo", acrescentou a organização da ONU para a educação, ciência e cultura.
por Laís Carvalho dos Santos
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Dizem por aí...:
Postar um comentário