domingo, 8 de novembro de 2009

A Queda - 20 anos da derrubada do Muro de Berlim


Símbolo de uma europa dividida, o Muro de Berlim, uma consequência da Guerra Fria, completa nesta segunda-feira 20 anos.

Na noite de 12 para 13 de agosto de 1961, Berlim foi dividida ao meio por ordem das autoridades da República Democrática da Alemanha (RDA, Alemanha Oriental), que mandaram instalar uma cerca com arames para partir fisicamente a cidade. O "Mura da Vergonha", como ficou conhecido, permaneceu de pé por 28 anos, dois meses e 27 dias. Em sua construção trabalharam cerca de 40.000 soldados e policiais da RDA. Com um pouco mais de 155 quilômetros de extensão, a barreira de concreto cruzava Berlim e rodeava a parte ocidental, transformando-a em uma "ilha". Formalmente, o muro caiu às 22h (hora local), quando se abriu o primeiro posto fronteiriço, em Bornholmerstrasse. Depois da queda, o debate, então, passou a ser sobre a reunificação. Os gritos de "Somos o povo", com o qual os berlinenses se manifestavam a favor da queda do muro 1989, foram trocados pelos de "Somos um povo". Em 1º de julho de 1990, teve início a união econômica, monetária e social.

Da velha Berlim, restam 1,3 quilômetro de muro, trecho que recebeu o nome de East Side Gallery após ter sido grafitado por dezenas de artistas de todo o mundo. As autoridades também decidiram manter a passagem fronteiriça de Check Point Charlie, outro famoso ponto turístico local.



As notícias são da agência EFE, via Yahoo! Leia mais no Yahoo! Notícias.

Por Ísis Alves
Continue reading...

Joanna Maranhão Ganha Dois Ouros


Neste sábado, na Copa do Mundo de Moscou, Joanna Maranhão venceu o 400m medley e os 200m borboleta, garantindo dois ouros e ainda batendo dois recordes sul-americanos e dois recordes da competição.

Fabíola Molina levou mais uma medalha de prata nos 100m, batendo mais um recorde sul-americano, e no masculino, Henrique Rodrigues também terminou em segundo lugar no 200m medley, garantindo mais uma medalha de prata.

Por Fernanda Azevedo
Continue reading...
 

Biscoito em quadrados! Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice