terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Compromisso voluntário"


Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, reafirmou nesta terça-feira, dia 10, que o Brasil não apresentará metas sobre a redução de CO2 em Copenhague marcada para dezembro afirmando que “Não estamos falando em metas porque metas é para países do Anexo 1. Países em desenvolvimento não têm metas. O que nós temos é compromisso voluntário de redução, porque nós não somos iguais aos países desenvolvidos. Essa questão de emissão de gases do efeito estufa é cumulativa, não começou ontem, começou desde a Revolução Industrial. O que o Brasil faz é um gesto político que o legitima com uma ação comprometida com a sustentabilidade”.
Na segunda-feira, dia 9, o governador de São Paulo, José Serra, ratificou a chamada política estadual de mudanças climáticas que visa reduzir a emissão de CO2 em 20% até 2020 e nesta ocasião o governador sugeriu que o governo federal apresentasse ousadia nas propostas a serem levadas à Dinamarca.
Hoje em um evento no Rio de Janeiro, Dilma comentou a crítica do governador: “Vocês acham 24 milhões de toneladas de redução de CO2 muito significativo quando se trata de São Paulo e não consideram que a redução de 20% relativa ao desmatamento é significativa (a proposta do governo é reduzir em 80% o desmatamento, o que assegura redução de 20% das emissões de gás carbônico)”.
Até o momento o governo federal decidiu que só divulgará as metas brasileiras para a reunião das mudanças climáticas próximo do dia 14. Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, tem a proposta para que o Brasil reduza em 40% as emissões até 2020.

Por Laís Carvalho dos Santos

0 Dizem por aí...:

Postar um comentário

 

Biscoito em quadrados! Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice